domingo, 31 de outubro de 2010

Resumo das semanas

Boa tarde pessoal,
E então sentiram a minha falta ? é... ..já faz 2 semanas que eu não posto nada aqui no Blog, mas não se preocupem, eu não abandonei vocês não! Pelo contrário eu estou morrendo de saudades do Brasil, da minha família dos meus amigos, e da nossa deliciosa comida. Hehehehe. Eu não andei postando nada no blog esses dias por dois motivos, primeiro porque a internet aqui do alojamento é a mesma internet que a da faculdade, porém aqui no alojamento ela ta muito ruim, está difícil de eu conseguir ficar conectado, então o pouco tempo que eu ficava conectado era pra falar com meu pai e com a minha mãe pelo skype, e o segundo motivo é que agora com as aulas tenho vários trabalhos pra fazer, e o que geralmente não ta dando tempo, porque sempre tem uma festa, ou barzinho, ou simplesmente um joguinho de uno lá na sala comum. Mas só porque eu fiquei essas duas semanas sem escrever não significa que não vou contar o que aconteceu ;-P.
Logo na semana que cheguei de Madrid, mal entrei no meu quarto e já saí, porque meu colega de quarto, o Ícaro, disse que iria ter uma queima de fogos na ribeira, e que Portugal ia tentar quebrar o recorde mundial, soltando o maior foguete do mundo. Essas coisas não acontecem duas vezes no mesmo ano não é? Então deixei minha mala no quarto e fui pra Ribeira, mas na verdade não era bem assim, os fogos aconteceram a semana inteira, e na segunda-feira foi só um show de queima de fogos de artifício, haviam 3 barcos no douro, lotados de fogos de artifício, e cada um era de um país, se eu não me engano os países que se apresentaram forma Itália, Portugal e Espanha. Não tem nem como escolher qual deles foi o mais bonito, porque todos deram um grande espetáculo.

Fogos ribeira

Na quarta-feira é que seria o grande dia, o dia em que veríamos o maior foguete do mundo, havia alguns cartazes colados no metro e tal, e o foguete seria lançado na foz, então fomos até lá para ver o lançamento do foguete, havia muita gente, mas foi muito sem graça, não valeu a pena ter assistido, apesar de Portugal ter batido o Record e entrado para o Guines book, o foguete foi lançado e após o lançamento do foguete todos se olharam e perguntaram: “é só isso?” pra vocês verem como foi legal, ninguém percebeu que eles haviam lançado o foguete por que afinal era o maior foguete  e não o mais belo show de fogos de artifício, foi realmente sem graça, foi só um foguetinho que subiu e estourou, sem nenhum efeito sem nada, foi completamente sem graça, mas vlw a pena pela companhia dos meus amigos que estavam lá.


Depois fiquei o fim de semana inteiro na residência, pois tinha entrega de projecto na segunda-feira, era entrega do esboço do projecto e com maquete de estudo. A entrega foi bem interessante, cada aluno deveria entregar uma folha A1 com plantas e cortes e uma maquete de estudo e colar na parede, foi bem interessante porque cada pessoal podia percorrer a sala e ver o que os outros haviam pensado para o projecto, nesse dia não houve crítica em turma, a crítica só seria na semana seguinte. No dia da crítica em turma foi até um pouco estranho, o professor chamou cada aluno para conversar,como uma assessoria normal no Brasil, e disse que os demais alunos poderiam ficar por perto e prestar atenção se quisessem, e isso me chamou muita atenção porque todos os alunos presentes cerca de 20 alunos ouviram as assessorias de todos os outros alunos, eles não esperavam só a sua vez de falar com o professor, mas estavam procurando aprender com o que os seus colegas fizeram. A minha assessoria foi até um pouco complicada, porque não consegui compreender muito bem o que o professor quis dizer, ainda não sei se ele gostou ou não, eu entendi o palavras que ele disse, mas não consegui compreender o a idéia geral, por sorte uma espanhola e um português da minha turma, o Zé,  haviam prestado atenção na minha assessoria e forma muito legais comigo e me ajudaram  a compreender o que o professor quis dizer.

Terreno do projecto 4 - maquete curvas de 0,5 em 0,5m

Nas outras aulas, estão indo bem, só a cadeira de construção 2 não tenho gostado muito, mas acho q é porque o professor é novo na cadeira, é o primeiro ano que ele está dando essa cadeira, então acredito que ainda vai melhorar. A cadeira de geometria está muito “fixe”(legal), estamos trabalhando no Rhinoceros, aprendendo a modelar alguns polígonos e brincando um pouco com a geometria no computador, e a cadeira de fotografia também está legal, estamos aprendendo a tirar fotos, e a tentar nos expressar pelas fotos que nós tiramos. Ainda não consegui compreender as funções que a máquina tem porque ele fala muito rápido na aula, e eu acho que é um pouco difícil de pegar o jeito só assim ouvindo. No primeiro trabalho que nós só usamos o manual da câmera digital, puder ver que o automático faz uma falta, é difícil conseguir regular a câmera, de 70 fotos que a gente tirou para o trabalho eu diria que no máximo uma 5 estavam com alguma qualidade, mas ainda to no começo tenho tempo pra aprender. Hehehe
É depois que nós começamos a escrever, lembranças começam a surgir de novo na memória, e a gente percebe que não foi pouca coisa que aconteceu não. Hehehe
 Houve uma palestra do Siza na faculdade de arquitectura, que foi na quarta-feira, mas não foi muito interessante, pelos menos pra nós estudantes de outros países porque ele acabou não falando dos projectos em si, foi um discurso completamente político, de um movimento que houve há alguns anos atrás para a construção das habitações da Bouça, então acabou sendo um discursso muito político, mas no fundo valeu a pena pra poder ver o Siza de perto, infelizmente nesse dia sai correndo de casa e esqueci de levar a máquina então acabei não tirando nenhuma foto, espero que haja outra oportunidade.
Na mesma quarta-feira tive outra palestra dessa vez na Casa da Música promovida pela ordem dos arquitectos aqui de Portugal com o escritório Lynch Architects, mas não é o escritório do Kevin Lynch, foi uma palestra bem interessante, ele mostrou vários projectos e tinha algumas viagens muito maneiras, valeu a pena.
Depois no fim de semana, tive que ir renovar meu visto no sábado, e depois iria pra Guimarães junto com um pessoal aqui do alojamento. Tive muita sorte porque geralmente quem vai renovar o visto no SEF, acaba ficando por lá o dia inteiro, mas o nosso até que foi muito rápido, porque eu sai de lá e ainda consegui pegar um comboio pra Guimarães, tudo bem que cheguei um pouco tarde e por isso não consegui ver várias coisas da cidade, vou ter que voltar lá outro dia, pra visitar os museus e o resto, dessa vez deu só pra visitar o Castelo, nós íamos no teleférico também, mas no mês de outubro ele tava funcionando um horário diferente e quando chegamos lá ele havia acabado de fechar, ai encontramos um boliche ao lado que cobrava 2,50 euros por pessoa pra jogar 1 rodada, muito barato, não era por rodada e sim por pessoa, foi muito divertido, jogamos duas vezes, a galera jogou muito bem, vários strikes, quem levou as duas partidas foi o Jeremy, um americano que mora aqui no alojamento também, na primeira ele fez 3 strikes seguidos na última jogada e passou todo mundo, realmente foi uma surpresa. Eu acabei ficando em 4º lugar na primeira e em 2º lugar na segunda rodada.

Boliche

Falando um pouco do castelo agora, o Castelo de Guimarães é uma das 7 maravilhas de Portugal, juntamente com a torre de Belém e outros monumentos que eu não sei. O castelo não é assim muito grande, é uma torre com uma muralha circular de pedra em volta, e ele é realmente um lugar mágico eu diria, pra quem gosta de história medieval.  O castelo foi construído bem no alto da cidade, então quando nós subimos na torre do castelo dá pra ver a cidade inteira de lá, é uma vista fantástica.

Castelo de Guimarães

Agora nessa ultima semana parece que o inverno já está se aproximando, o dia está durando menos, o sol nasce bem tarde e já não esquenta, você olha pela janela  e o dia parece lindo e quente, mas quando você sai na rua bate um vento gelado na sua cara e você percebe que tudo foi só um ilusão, e agora nesses últimos 3 dias tem chovido bastante. O Pior de tudo é que não da pra usar guarda-chuva, porque o vento é muito forte e tem que ficar tomando muito cuidado pra não bater um vento e quebrar o guarda-chuva.
Na ultima sexta-feira nós madrugamos acordamos as 5:40 da madrugada, tudo porque um dia antes, na quinta, eu havia pego um panfleto dizendo que haveria uma inauguração de uma cafeteria que eles iriam dar aos 50 primeiros clientes da loja uma cafeteira, daquela de cápsula sabem como é ? e quando eu vi, fiquei com vontade de tentar, mas nós não conseguimos por pouco saímos de casa por volta das 6:20 a inauguração era a s 9:00hrs da manhã, mas quando chegamos lá já haviam mais de 50 pessoas na fila, nós ficamos entre os 60, e logo depois que nós chegamos começou a chover, ai ficamos um tempo na fila, e vimos que aquilo ia acabar não dando em nada, então voltamos pra casa dormir.
É hoje o texto ficou grande de novo, mas é porque foi bastante tempo que eu fiquei sem escrever e tinha bastante coisa pra contar, eu tentei resumir algumas coisas, mas confesso que é difícil porque enquanto eu resumia sempre acaba lembrando de mais coisas pra escrever e ai acabou que o texto ficou um pouco grande. Ehehehe
Esperam que tenham paciência pra ler, e se puderem comentem no final. :-D
P.S. – Ainda não tive tempo de colocar as fotos no Orkut e no Picassa, por causa da internet aqui, mas assim que der eu coloco, pretendo colocar as fotos ainda essa semana.
Um beijo grande e um abraço
Saudades de todos ai no Brasil
Rafa

3 comentários:

  1. Querido Rafael adorei seu Blog. achei sensacional seu projeto -merece nota10. O Castelo e a queima de fogos tb. pena que não estava ai para assistir com vc. pois adoro isto.Eoboliche fiquei com vontade de jogar tb. Fico muito feliz em ver vc. se divertido . Te Amo beijos Elisete

    ResponderExcluir
  2. Oi Rafa, sua mãe me passou seu blog e eu achei muito legal.
    Deve ser d+ tantas experiências novas em tão pouco tempo.
    Tenho ctz q vc está curtindo ao máximo.
    Beijão pra vc

    ResponderExcluir
  3. Ah esqueci de mencionar, é sua prima Lilian tá...rsrsrs

    ResponderExcluir