segunda-feira, 4 de outubro de 2010

É acabou a moleza....


Bom dia pessoal,
Faz um tempinho que eu não posto nenhuma novidade aqui no blog pra vocês, mas é que essa semana foi o fim da moleza aqui em portugal. As aulas começaram e começaram pra valer, então não tive muito tempo de escrever aqui no blog para vocês terem notícias da viagem.
Segunda-feira as aulas começaram, primeira aula que eu tive, foi a de Construção 2, achei que o curso vai ser muito interessante, o professor apresentou todo o programa de atividades, todos os trabalhos que teremos que apresentar durante o ano, o que diga-se de passagem me assustou um pouco. Nós teremos que fazer 30 detalhes construtivos de um edifício que nós escolhermos, e pra ajudar ainda o trabalho é individual, e eu que achei que Materiais e Técnicas 2 era difícil porque tinha que fazer alguns detalhes, cerca de 2 ou 3 não me lembro exatamente.
Durante a tarde, ainda na segunda-feira, tivemos a tão esperada aula de projecto 4, que foi a aula de apresentação dos professores, do terreno e do programa..... acabou o mistério, todo ano sempre gira um mistério sobre qual será o tema de projecto 4 e qual será o terreno. O tema desse ano é: Centro do conhecimento, é um tema que engloba várias funções, como teatro, biblioteca, café, e etc. e o terreno também não poderia ser um terreno qualquer não é ? mas pelo menos o terreno escolhido é o mais fácil de visitar possível, ele fica exatamente na frente da nossa faculdade aqui, porém o terreno é uma "pirambeira" muito grande, cerca de 60 metros de desnível pra mais, vai ser complicado.... hehehe
Na terça-feira tivemos aula de Projecto 4 também porque as disciplinas de projecto são dividas na segunda e na terça-feira,  na segunda temos aula teórica e a terça-feira é a aula de ateliê para desenvolvermos o projecto, a primeira aula do professor levou cerca de 30mim e depois ele dispensou a sala, ele simplesmente chegou na sala, disse que queria uma maquete do terreno feita pela sala interia, cerca de 30 pessoas fazendo a mesma maquete, não sei qual será o resultado disso mas acredito que vai dar certo, e com curvas de npivel de 0,5m em 0,5m, bom pra ficar na escala exata, cada placa teria que ter 1mm de espessura, vezes 60 a 70 curvas, faça as contas e isso vai dar, cerca de 140 placas de panamá pra cortar !!!!! e o detalhe isso era pra daqui a 15 dias, e junto com a maquete nós também teremos que entregar um prancha A1 com um projecto de referência, mas não é só chegar e pegar as imagens do google não, nós precisamos fazer uma análise detalhada do projecto também para colocar nessa prancha. Bom depois do professor nos bombardear com esse trabalhos, ele liberou a sala, e o mais impressionante de tudo nenhum aluno saiu da sala pra voltar pra casa, todos já começaram a formar os grupos e discutir como seria feita a maquete. Todos os alunos parecem ser muito esforçados e não deixam o trabalho acumular não.
Depois disso nós nos encontramos as 11:00 horas em frente a torre do 4º ano, para irmos visitar o projecto, é galera quando a gente ia visitar um projetcto no brasil a gente ia de carro, de ônibus, a pé, mas dessa vez foi a primeira vez que eu peguei um barco, isso mesmo um barco pra poder visitar o nosso terreno de projecto. Nós tivemos que atravessar o rio Douro, irmos para Vila Nova de Gaia, para conseguirmos enxergar o terreno por completo, imagine a declividade desse terreno, isso mais o programa já torna o projecto bem difícil de se fazer, agora coloca o edifício da faculdade de arquitectura da UP (universidade do porto) atrás, que foi projectado pelo Álvaro Siza, acho que ficou um bocado complicado de fazer esse projeto. huahuahuahuahuhuahua. Mas quanto maior a dificuldade mais emocionante é o desafio.
Na quarta feira tivemos a aula de construção 2 prática, em que o professor explicou novamente o trabalho e dividiu os temas nos grupos foi bem tranquila a aula.
Na quita-feira eu fui ver a aula de geometria e arquitectura porque alguns amigos meus que foram acharam super legal, então eu fui pra conhecer. Realmente a aula parece ser muito interssante, nós iremos aprender a mexer no Rhinoceros, um programa 3D de computador, acho que vai valer a pena.
A noite nós fomos para o shopping Outlet aqui que dizem que tem uma promoções muito boas pra comprar roupa e tal, e as promoções acontecem toda ultima quinta-feira do mês, então a gente não podia perder não é ? Posso dizer que valeu mais pela aventura e pela diversão, a gente pego o metro, para uma estação longe pra caramba, e tivemos que ir andando ao lado do trilho do metro pra poder chegar, ai tivemos que atravessar o trilho do metro e depois pular uma cerca, a aventura maior foi voltar fazer esse caminho todo a noite e sem luz, porque não havia nenhuma luz no lugar. Mas foi legal, hehehe xD
Na sexta-feira eu havia pego Comunicação fotografia e multimédia, que parece ser muito bacana, mas não sei se conseguirei fazer porque a classe tinha umas 58 pessoas e o professor disse que só 30 pessoas podem fazer a cadeira e dessas 30 apenas 30% podem ser erasmus e dentre esse 58 acho que mais da metade era erasmus, bom não sei se conseguirei fazer, estou esperando sair a lista dos alunos selecionados que deve sair hoje ou na quarta-feira, espero que eu consiga.
Sexta-feira, fim de semana chegando não podia faltar uma festinha não é ? ahuhauuhahu
Nessa sexta-feira houve a festa da ESN, uma associação que ajuda os estudantes erasmus, e foi muito boa, apesar de a cerveja ser muito cara, tava muito divertido, tinha pessoas de todos os países, deu pra conversar em inglês, espanhol, ouvir umas palavras em polonês e na língua da Lituânia que eu nem sei qual é, realmente foi muito “fixe” como dizem por aqui, eu chegue em casa as 6hrs da manhã, sinal que tava boa. A festa aconteceu no Cine Batalha, que é o espaço de um antigo cinema, eu acho que desativado, mas não tenho essa certeza.
Casa da música
Ai no sábado nem fizemos quase nada, ficamos aqui no alojamento mesmo.
E ontem, no domingo, o tempo deu uma reviravolta, o dia amanheceu chovendo pra caramba, uma chuva muito forte, e um vento muito forte, só que o pessoal tinha combinado de ir na casa da música assistir a orquestra militar do porto, que ia se apresentar lá ao meio-dia e de graça, portanto não podíamos perder, ai eu tive que sair da minha cama bem quentinha pra ir pra casa da música (cerca de 10mim a pé do alojamento) em baixo de uma chuva torrencial. Bom como eu ainda não comprei um guarda-chuva aqui, tive que improvisar não, botei um saquinho de lixo na cabeça, fiz 2 buracos pra poder enxergar, uma jaqueta impermeável e lá fui eu em direção a casa da música. Quando cheguei lá, minha calça estava completamente ensopada, a calça ficou molhada de cima, da parte do botão até em baixo, parecia que eu tinha acabado de tirar ela da máquina de lavar roupa, huahuahuauhhua, mas valeu a pena, o concerto foi na principal sala de espetáculo da casa da música, e foi muito bom poder experimentar a acústica da sala.
Pessoal acho que vocês não estão comentando no blog, porque não sabem como fazer não é, pelo menos é o que eu ouvi dizer, então eu vou tentar explicar como se faz:
Embaixo de cada postagem tem um link escrito “0 comentários” é só vocês clicarem nesse link que vai abrir uma tela pra vocês escreverem o comentário depois selecionem em "comentar como" o perfil "anônimo"  depois é só colocar em postar comentário e digitar o código de segurança. É simples rápido e fácil =]
Não esqueçam de assinar a mensagem no final pra eu saber quem foi que mandou =]

Bom pessoal hoje fico por aqui, assim que tiver mais novidades vou postando.
Beijos e Abs


Rafa

2 comentários:

  1. Rafa adorei as suas aventuras .

    ResponderExcluir
  2. Rafa, legal seus passeios, mas acho melhor voce comprar um guarda chuva, pois improvisando voce ganhou um resfriado.

    Carlos

    ResponderExcluir