sábado, 25 de setembro de 2010

Semana de Recepção dos Calouros e Erasmus

Cidade do Porto
Bom dia galerinha do Brasil,

Essa semana aqui no porto foi a semana de recepção dos do calouros na UP e o pessoal da arquitetura fez uma programação especial que começou na segunda-feira e acabou sexta (ontem), e foi muito bacana. A princípio essa semana de recepção seria somente para os calouros (bixos) mas a grande maioria que foi nessa semana foram os erasmus, erasmus aqui é como são conhecidos todas as pessoas que fazem intercâmbio, mas na verdade erasmus é um tipo de bolsa que os europeus recebem para fazer intercâmbio aqui pela europa, mas pra facilitar a vida deles eles chamam todos os intercâmbistas de erasmus, eles recebendo ou não bolsa.
A semana foi muito divertida, fiz amizade com um pessoal do Brasil que veio fazer arquitetura aqui, de diversas faculdades (USP, UNICAMP, MACKEINZE, UFRJ e outras que eu não me recordo agora para escrever aqui, hehehe).
Na Segunda-feira nós recebemos as boas vindas da associação de estudantes de arquitetura que foi quem organizou essa semana, eles são como se fosse um centro acadêmico ai no Brasil, e nesse dia eles nos levaram pra conhecer a faculdade e comentaram um pouco sobre o projeto do Siza, depois do almoço teve uma aula inaugural que foi ministrada pelo arq. Eduardo Souto de Moura, e foi um pouco complicado de entender, o pessoa fala muito pra dentro aqui, ai em alguns momentos ele contava algumas piadas que todos os portugueses riam e nós brasileiros ficávamos mudos porque ninguém conseguia entender ahuahuhha, foi um "bocado" estranho.
Ai durante a noite nós fomos jantar no tradicional bar Piolho, onde teve um jantar de recepção, la pude provar outro prato típico daqui, que é o Rojões a moda do porto, que é carne de porco com arroz e batata, depois do jantar começou o tradicional Rally das Tascas, que é uma gincana acho que parecida com a de Bar em Bar ai no Brasil, nós tivemos que montar uma equipe e sair de bar em bar (tasca) bebendo doses das bebidas típicas e depois de tomar a dose tivemos que responder uma pergunta sobre arquitetura, mas no final ninguém ficou bêbado porque foram apenas 6 bares, depois do rally, teve uma balada no Pitch Club, um lugar muito bacana, diferente de qualquer discoteca ai no Brasil, aqui as discotecas tocam muito rock e muita música eletrônica, foi mto legal, voltei pra casa por volta das 4hrs da manhã, huahuahuuahha tava bom.
Bar Piolho
Na terça-feira teve uma visita ao centro do porto com alguns professores da faculdade que foram explicando um pouco da história da cidade, e depois a noite teve um jantar na faculdade, na verdade um churrasco, bem diferente do brasileiro, o churrasco aqui foi feito com hamburger, mas era quase impossível conseguir pegar uma carne, a fila era muito grande.
Na quarta-feira foi um dia muito legal, na parte da manhã teve algumas palestras e tal sobre algumas coisas do sistema da faculdade, e a tarde foi a parte mais interessante, porque nós fomos visitar o escritório de dois arquitetos, um era do Camilo Rebelo, professor de projeto na faculdade e o outro era do Souto de Moura, que fica no mesmo edifício que os esc. do Álvaro Siza, e do Fernando Távora. E os escritórios aqui são completamente diferente dos escritórios do Brasil, são maiores, tem mais gente trabalhando, e o eles fazem bastante maquete aqui, não maquete pra cliente de apresentação final, mas maquete de estudo do projeto, é muito interessante.
Na quita-feira, nos visitamos a Fundação Serralves e habitação de interesse social da bouça, ambos projetos do Siza, e foi muito interessante conhecer esse projetos, na HIS da Bouça foi muito interessante porque tem algumas coisas que seriam completamente estranhas se tivessem sido construídas no Brasil, tipo uma escada que chega diretamente na porta sem patamar e a porta tem só 45cm de largura, é um pouco estranho.
Depois durante a tarde nós fomos visitar mais escritórios de arquitetura de outros professores da FAUP, e todos tem um estilo particular de trabalho e projeto, muito interessante.
e depois durante a noite, teve um super churrasco na faculdade, foi uma balada dentro da faculdade, uma coisa que nunca aconteceria na pucc, com venda de vários tipos de bebida, e tinha muita gente, foi muito legal.
Churrasco
Ontem Sexta-feira, teve um cocktail no jardim da faculdade com cinema, os filmes foram aqueles filmes cult europeus, eram todas curtas metragens e poucos davam pra entender, uhahuhuahuahhahua, e aqui ao invés de se assistir filme comendo pipoca, a gente assistiu filme comendo sucrilhos, e foi no gramado da faculdade ao ar livre, foi uma experiência nova e muito agradável.
Depois fomos a uma festa no apartamento de alguns brasileiros, que foi uma baita festa diga-se de passagem, tinha muita gente e de diversos lugares, desde brasileiros de todos os cantos do país, espanhóis, turcos e polacos (polonêses), valeu a pena, afinal eu só voltei aqui pro alojamento as 4hrs da manhã.

Bom pessoal por hoje é só isso espero que estejam gostando das notícias.
com relação as fotos eu estou colocando as fotos no Picassa agora por ter a facilidade de passar para o orkut então o link para verem as fotos mais recentes é esse aqui agora.
http://picasaweb.google.com.br/105095343914345000385
Ahhh... e se puderem comente no blog, pra eu saber se estão gostando ou não, hehehehe

Bom fim de semana pra vocês
acho que amanhã eu escrevo mais um pouquinho aqui.
beijos e abraços
Rafa

3 comentários: