sábado, 18 de setembro de 2010

Bom pessoal, eu fiz esse blog para vocês poderem acompanhar um pouco de tudo o que eu to vivendo aqui em Portugal. Sempre que possível postarei aqui novidades sobre a viagem, portanto entrem sempre para conferir as novidades xD.
2 semanas aqui em Portugal e são tantas coisas diferentes que aconteceram que eu ainda não sei nem por onde começar, hahahahaha.
Bom vamos do começo então, meu vôo saiu de Guarulhos na terça-feira dia 31 de agosto por volta das 18:30h. A viagem foi super tranqüila, pegamos um pouco de turbulência, mas foi fraca e passou rápido. Bom chegando ao Porto, demorou um pouco até eu conseguir carimbar o passaporte pra entrar, então fiquei esperando cerca de 1hora na “bicha” (fila) para carimbar o meu passaporte e dar entrada no país. Após ter carimbado o passaporte e passado pela PF de Portugal, peguei um taxi até o alojamento. Aqui a maior parte dos Taxis são Mercedez, infelizmente não consegui pegar uma Mercedez nova o taxi que eu peguei já era um pouco mais velhinho, mas tava valendo já era uma Mercedez.
Do aeroporto eu vim direto para o alojamento, o quarto aqui é muito legal, é pra duas pessoas, tem 2 armários, 2 mesas, 2 camas, 1 frigobar, e 1 banheiro por quarto, o que é muito bom. O único ponto ruim é que a janela do quarto é pequena (pelo menos a parte que pode ser aberta), e o quarto acaba ficando um pouco abafado porque não tem circulação de ar. No banheiro aqui também não tem chuveiro, mas isso é comum aqui na Europa, nos banheiros eles colocam uma banheira com uma ducha e é com isso que você tem que tomar banho, o bom é que aqui eles colocaram também um suporte que dá pra colocar a ducha no alto e fica quase um chuveiro. Outra coisa muito diferente do Brasil é que eles também não tem lixo no banheiro, o papel higiênico que você usou, você descarta no vaso mesmo e dá a descarga, eles dizem que não entope, mas disso eu ainda tenho minhas dúvidas, e os banheiros aqui não possuem janela, e o interruptor da luz dos banheiros fica sempre pra fora, nunca fica dentro do cômodo (outra coisa bem estranha).
O alojamento fica em um ponto ótimo da cidade, perto da faculdade de arquitetura, cerca de uns 200m mas ainda não tive tempo de conhecer, perto de um shopping, perto do bandejão da faculdade, perto de um mercado também, chamado Modelo, e onde tem coisas que são realmente baratas, se você comprar da marca do mercado, e são de qualidade.
No segundo dia aqui no porto foi que chegou a galera de brasileiros, chegaram 3 gaúchos no alojamento e vários outros na cidade, ai foi que eu e a Cynthia começamos a andar com eles. A partir daí nós saímos quase todas as noites, fomos pro piolho é um bar aqui perto da reitoria e é onde a galera se encontra toda a noite pra tomar uns copos. É um calçadão com vários bares e ai a gente entra no bar compra alguma coisa e sai pra rua beber, é muito bacana, o único problema é que quase todos os portugueses fumam, e pra quem não fuma não é legal ficar ao lado de tanta gente que fuma.
No dia 4 de setembro fui para Palmela, fica perto de Lisboa, na casa do Alexandre, que estudou comigo no até o 2º Colegial no Divino, fiquei na casa dele durante uma semana.
No primeiro logo após a minha chegada, eles me levaram para conhecer a Serra da Rábica, o lugar é maravilhoso, as praias são lindas, a água é azul, muito diferente das nossas praias ai no Brasil. Depois durante a noite nós fomos para a festa das Vindimas, que é uma festa tradicional de Palmela para a comemoração do vinho. Nesta noite pude provar vários tipos de vinho, e também comer o tradicional pão com curato ( o curato é a pelo do porco na grelha, é como se ele fosse o nosso pururuca só que ao invés de ser frito ele é grelhado na churrasqueira, basicamente é gordura pura, mas uma vez na vida não tem problemas, huahuahauhuhuahua) depois provei o pão com chorizo, é uma massa de pão com bastante farinha (lembra um pouco uma massa de pizza) com alguns pedaços de chorizo dentro, mas o chorizo não é o chorizo de snague, é um chorizo que na verdade parece mais uma lingüiça, muito bom também.
No dia seguinte, fomos visitar o Cristo Rei, que é uma estátua similar a do Cristo Redentor no Rio de Janeiro, mas em escala reduzida, ele fica em Almada, próximo de Palmela e de Lisboa. O Cristo também funciona como um mirante para a região, e a vista que se tem lá de cima é impressionante, dá pra avistar Lisboa inteira, é muito bonito, valeu a pena conhecer.
No terceiro dia que eu estava lá, nós fomos para a República do Alexandre em Cascaiz no Estoril e de lá nós fomos para Lisboa. Ele me levou para conhecer lá os pavilhões da Expo 98, inclusive o pavilhão projetado pelo Álvaro Siza. Depois de lá, nós fomos para a parte antiga de Lisboa, Andamos pela Avenida da Liberdade, conheci a estátua do Marquês de Pombal, passamos em frente de alguns edifícios históricos, paramos no Hard Rock Café, é muito legal nunca tinha entrado em um. Continuando andando paramos em um local para tomar Ginjinha, uma bebida típica daqui, que eu acredito que seja um licor de cereja, e é uma delícia, andando mais um pouco chegamos até a praça do comércio, onde antigamente os navios descarregam as suas mercadorias para vender após terem retornado das índias, depois de tanta caminhada paramos em um bar, e tomamos um imperial (é como se chama o chopp em Lisboa) pra relaxar e depois fomos para a casa.
No quarto dia, segundo dia na república, nós fomos para Belém, conhecer o Centro Cultural de Belém (construção contemporânea), o Mosteiro dos Jerônimos, local no qual está o Túmulo de Vasco da Gama e de Luiz Vaz de Camões, e conhecemos também a famosa Torre de Belém. Bom finalizando o passeio aos edifícios históricos, fomos comer o tradicional pastel de Belém que é fabricado desde 1837, e só existe para comer na cidade de Belém, não é possível comer um pastel de Belém fora da cidade de Belém, você pode até encontrar um doce idêntico, mas fora da cidade de Belém ele é chamado de pastel de nata. Depois de ter provado os deliciosos pastéis de Belém nós fomos nos encontrar com alguns amigos do Alexandre que estavam na praia em Carcavelos, a praia é maravilhosa, a água é quase transparente, o único problema é que não da pra ficar muito tempo no mar não, a água é extremamente gelada, não da pra ficar muito tempo dentro dela não.
No terceiro dia na república, estávamos hiper cansados de tanto andar, então fizemos um passeio mais tranqüilo em Cascais mesmo, acompanhando a praia até chegar no forte de Cascais, onde não pudemos entrar  porque ainda é ocupado pelo governo, durante a noite fomos até o Cassino do Estoril que fica cerca de 2 quadras da residência dele, foi muito bacana poder ver as máquinas caça-níquel, as mesas de roleta e as mesas de Balck Jack, mas nós dessa vez nós só entramos pra conhecer, não jogamos nada, é interessante que o Cassino é projetado realmente para você se perder lá dentro, porque não existe qualquer tipo de relógio e o ambiente é muito iluminado, com diversas cores, é pra realmente prenderem os jogadores lá dentro.
No sábado de manhã nós acordamos cedo, fomos para Lisboa, porque eu iria apanhar meu comboio até o Porto, e o Alexandre ia voltar até para a casa dele em Palmela. O comboio que eu peguei para voltar para o porto era um Trem de Alta Velocidade, que chegou até os 250km/h super legal. Depois de ter chegado novamente ao Porto, vim para o alojamento e acabei não saindo.
No Domingo, ontem, fui para Matosinhos, uma cidade muito próxima do Porto, pois lá estava tendo uma Festa Medieval, que foi uma experiência muito bacana, são várias barracas típicas, bebidas típicas, as pessoas vestidas como na época, você se sente mesmo na era Medieval. Lá teve um teatro do Casamento do Rei D. Fernando com D. Leonor, depois teve também um espetáculo de lutas medievais, os torneios de espada e de destreza com cavalo e um combate frontal com montarias, foi muito “giro”, como eles dizem aqui (giro = legal).
Bom pessoal, eu peço desculpas porque o texto ficou um pouco longo, eu tentei resumir algumas partes, porque se não acho que nunca acabaria de escrever esse e-mail para vocês contando sobre a viagem.
As fotos de todos esses passeios eu ainda não coloquei na internet, vou ver se consigo colocar em algum lugar para que vocês possam ver e ir acompanhando os passeios.
Saudades de todos vocês ai to Brasil
Link das fotos da viagem - http://cid-e223f7f41b66b8ac.photos.live.com/summary.aspx?sa=533269243
Beijos e Abraços
Rafa

Nenhum comentário:

Postar um comentário