sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Festa Medieval de Matosinhos




Boa Tarde pessoal, aqui são 14:00hrs enquanto ai no Brasil ainda são 10:00hrs

Já faz um tempo que eu fiz esse passeio, mas acho que é bacana eu escrever um pouco mais detalhado sobre ele, hehehe.
Festas Medievais aqui na Europa são uma coisa muito comum pelo que deu pra perceber, essa festa que eu fui, fica muito próximo aqui da cidade do Porto, pra ir pra lá eu peguei um comboio até a estação de Leça do Balio que é Matosinhos cidade da Festa.
As festas medievais aqui acontecem geralmente acontecem nos castelos medievais, porém como em Matosinhos não existe nenhum castelo a festa foi realizada no Mosteiro de Leça do Balio, o mosteiro foi construído no período medieval no século XIII se não me engano, e era um local de passagem dos cavaleiros com rumo a Santiago de Compostela na Espanha.
Na festa tudo era muito típico da idade média, várias barracas de vendas de doces, bugigangas, comida e bebida com estilo medieval, todas com cobertura de pano, com "renda" ( não sei se é bem esse o nome) de quadradinhos, e todos os vendedores que estavam trabalhando na festa também estavam vestido a caráter.
Durante a festa pude provar o Sande de porco, sanduíche tradicional da festa, que é feito com o porco no rolete e assado em uma churrasqueira, sendo que haviam pessoas a virar o porco, não era nada mecânico.
Tinham também outra bebida típica que era o Hidromel, essa bebida é uma bebida que era considerada pelos vikings a bebida dos Deuses, é como um licor a base de mel, muito gostoso, e também muito forte, mas vale a pena, hehehehe.
Houveram duas peças de teatro na festa, uma do casamento do Rei D. Fernando de Portugal com Dª. Leonor, foi mto boa a encenação, se o casamento na idade média era realmente como foi representado posso assegurar que é muito diferente do que nós conhecemos hoje, existem uma série de formalidades, como a leitura de toda a linhagem sanguínea de quem está casando, a assinatura, a verificação do Rei é interessante mas ao mesmo tempo parece muito burocrático, ahuhuahuahu, depois do casamento alguns grupos de danças se apresentaram representando os presentes que o rei havia ganhado dos reis de outros países.
Depois do casamento, um pouco mais a noite teve uma encenação do torneio de armas que acontecia constantemente na idade média. O torneio de armas é um pouco parecido com o que acontece na história do filme " Coração de Cavaleiro", teve as lutas de espada, e mesmo que fossem só encenação as lutas pareciam reais pois as espadas se chocavam que dava para ver as faíscas geradas entre elas, também teve as provas de destreza com cavalo, de pegar a argola maior e de pegar a argola menor com a ponta da lança, de acercar o alvo maio e o menor também com a lança e depois na última prova foi uma luta entre dois cavaleiros montados, no qual o objetivo era o outro derrubar o cavaleiro do seu cavalo,  assim como acontece no filme, e desde a primeira vez que eu assisti esse filme adorei, pra mim foi realizar um sonho poder assistir a um espetáculo como esse.
Assim que tiver outra festa dessas aqui por perto com certeza eu irei. Parece que haverá uma festa dessas em Guimarães uma cidade próxima do porto a cerca de 1hr de viagem, e essa provavelmente será realizada no castelo de Guimarães.
Por hoje é só
Gostaria de agradecer aos meus amigos que estão acompanhando o blog, Muito obrigado.
Até mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário