sábado, 25 de setembro de 2010

Semana de Recepção dos Calouros e Erasmus

Cidade do Porto
Bom dia galerinha do Brasil,

Essa semana aqui no porto foi a semana de recepção dos do calouros na UP e o pessoal da arquitetura fez uma programação especial que começou na segunda-feira e acabou sexta (ontem), e foi muito bacana. A princípio essa semana de recepção seria somente para os calouros (bixos) mas a grande maioria que foi nessa semana foram os erasmus, erasmus aqui é como são conhecidos todas as pessoas que fazem intercâmbio, mas na verdade erasmus é um tipo de bolsa que os europeus recebem para fazer intercâmbio aqui pela europa, mas pra facilitar a vida deles eles chamam todos os intercâmbistas de erasmus, eles recebendo ou não bolsa.
A semana foi muito divertida, fiz amizade com um pessoal do Brasil que veio fazer arquitetura aqui, de diversas faculdades (USP, UNICAMP, MACKEINZE, UFRJ e outras que eu não me recordo agora para escrever aqui, hehehe).
Na Segunda-feira nós recebemos as boas vindas da associação de estudantes de arquitetura que foi quem organizou essa semana, eles são como se fosse um centro acadêmico ai no Brasil, e nesse dia eles nos levaram pra conhecer a faculdade e comentaram um pouco sobre o projeto do Siza, depois do almoço teve uma aula inaugural que foi ministrada pelo arq. Eduardo Souto de Moura, e foi um pouco complicado de entender, o pessoa fala muito pra dentro aqui, ai em alguns momentos ele contava algumas piadas que todos os portugueses riam e nós brasileiros ficávamos mudos porque ninguém conseguia entender ahuahuhha, foi um "bocado" estranho.
Ai durante a noite nós fomos jantar no tradicional bar Piolho, onde teve um jantar de recepção, la pude provar outro prato típico daqui, que é o Rojões a moda do porto, que é carne de porco com arroz e batata, depois do jantar começou o tradicional Rally das Tascas, que é uma gincana acho que parecida com a de Bar em Bar ai no Brasil, nós tivemos que montar uma equipe e sair de bar em bar (tasca) bebendo doses das bebidas típicas e depois de tomar a dose tivemos que responder uma pergunta sobre arquitetura, mas no final ninguém ficou bêbado porque foram apenas 6 bares, depois do rally, teve uma balada no Pitch Club, um lugar muito bacana, diferente de qualquer discoteca ai no Brasil, aqui as discotecas tocam muito rock e muita música eletrônica, foi mto legal, voltei pra casa por volta das 4hrs da manhã, huahuahuuahha tava bom.
Bar Piolho
Na terça-feira teve uma visita ao centro do porto com alguns professores da faculdade que foram explicando um pouco da história da cidade, e depois a noite teve um jantar na faculdade, na verdade um churrasco, bem diferente do brasileiro, o churrasco aqui foi feito com hamburger, mas era quase impossível conseguir pegar uma carne, a fila era muito grande.
Na quarta-feira foi um dia muito legal, na parte da manhã teve algumas palestras e tal sobre algumas coisas do sistema da faculdade, e a tarde foi a parte mais interessante, porque nós fomos visitar o escritório de dois arquitetos, um era do Camilo Rebelo, professor de projeto na faculdade e o outro era do Souto de Moura, que fica no mesmo edifício que os esc. do Álvaro Siza, e do Fernando Távora. E os escritórios aqui são completamente diferente dos escritórios do Brasil, são maiores, tem mais gente trabalhando, e o eles fazem bastante maquete aqui, não maquete pra cliente de apresentação final, mas maquete de estudo do projeto, é muito interessante.
Na quita-feira, nos visitamos a Fundação Serralves e habitação de interesse social da bouça, ambos projetos do Siza, e foi muito interessante conhecer esse projetos, na HIS da Bouça foi muito interessante porque tem algumas coisas que seriam completamente estranhas se tivessem sido construídas no Brasil, tipo uma escada que chega diretamente na porta sem patamar e a porta tem só 45cm de largura, é um pouco estranho.
Depois durante a tarde nós fomos visitar mais escritórios de arquitetura de outros professores da FAUP, e todos tem um estilo particular de trabalho e projeto, muito interessante.
e depois durante a noite, teve um super churrasco na faculdade, foi uma balada dentro da faculdade, uma coisa que nunca aconteceria na pucc, com venda de vários tipos de bebida, e tinha muita gente, foi muito legal.
Churrasco
Ontem Sexta-feira, teve um cocktail no jardim da faculdade com cinema, os filmes foram aqueles filmes cult europeus, eram todas curtas metragens e poucos davam pra entender, uhahuhuahuahhahua, e aqui ao invés de se assistir filme comendo pipoca, a gente assistiu filme comendo sucrilhos, e foi no gramado da faculdade ao ar livre, foi uma experiência nova e muito agradável.
Depois fomos a uma festa no apartamento de alguns brasileiros, que foi uma baita festa diga-se de passagem, tinha muita gente e de diversos lugares, desde brasileiros de todos os cantos do país, espanhóis, turcos e polacos (polonêses), valeu a pena, afinal eu só voltei aqui pro alojamento as 4hrs da manhã.

Bom pessoal por hoje é só isso espero que estejam gostando das notícias.
com relação as fotos eu estou colocando as fotos no Picassa agora por ter a facilidade de passar para o orkut então o link para verem as fotos mais recentes é esse aqui agora.
http://picasaweb.google.com.br/105095343914345000385
Ahhh... e se puderem comente no blog, pra eu saber se estão gostando ou não, hehehehe

Bom fim de semana pra vocês
acho que amanhã eu escrevo mais um pouquinho aqui.
beijos e abraços
Rafa

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Festa Medieval de Matosinhos




Boa Tarde pessoal, aqui são 14:00hrs enquanto ai no Brasil ainda são 10:00hrs

Já faz um tempo que eu fiz esse passeio, mas acho que é bacana eu escrever um pouco mais detalhado sobre ele, hehehe.
Festas Medievais aqui na Europa são uma coisa muito comum pelo que deu pra perceber, essa festa que eu fui, fica muito próximo aqui da cidade do Porto, pra ir pra lá eu peguei um comboio até a estação de Leça do Balio que é Matosinhos cidade da Festa.
As festas medievais aqui acontecem geralmente acontecem nos castelos medievais, porém como em Matosinhos não existe nenhum castelo a festa foi realizada no Mosteiro de Leça do Balio, o mosteiro foi construído no período medieval no século XIII se não me engano, e era um local de passagem dos cavaleiros com rumo a Santiago de Compostela na Espanha.
Na festa tudo era muito típico da idade média, várias barracas de vendas de doces, bugigangas, comida e bebida com estilo medieval, todas com cobertura de pano, com "renda" ( não sei se é bem esse o nome) de quadradinhos, e todos os vendedores que estavam trabalhando na festa também estavam vestido a caráter.
Durante a festa pude provar o Sande de porco, sanduíche tradicional da festa, que é feito com o porco no rolete e assado em uma churrasqueira, sendo que haviam pessoas a virar o porco, não era nada mecânico.
Tinham também outra bebida típica que era o Hidromel, essa bebida é uma bebida que era considerada pelos vikings a bebida dos Deuses, é como um licor a base de mel, muito gostoso, e também muito forte, mas vale a pena, hehehehe.
Houveram duas peças de teatro na festa, uma do casamento do Rei D. Fernando de Portugal com Dª. Leonor, foi mto boa a encenação, se o casamento na idade média era realmente como foi representado posso assegurar que é muito diferente do que nós conhecemos hoje, existem uma série de formalidades, como a leitura de toda a linhagem sanguínea de quem está casando, a assinatura, a verificação do Rei é interessante mas ao mesmo tempo parece muito burocrático, ahuhuahuahu, depois do casamento alguns grupos de danças se apresentaram representando os presentes que o rei havia ganhado dos reis de outros países.
Depois do casamento, um pouco mais a noite teve uma encenação do torneio de armas que acontecia constantemente na idade média. O torneio de armas é um pouco parecido com o que acontece na história do filme " Coração de Cavaleiro", teve as lutas de espada, e mesmo que fossem só encenação as lutas pareciam reais pois as espadas se chocavam que dava para ver as faíscas geradas entre elas, também teve as provas de destreza com cavalo, de pegar a argola maior e de pegar a argola menor com a ponta da lança, de acercar o alvo maio e o menor também com a lança e depois na última prova foi uma luta entre dois cavaleiros montados, no qual o objetivo era o outro derrubar o cavaleiro do seu cavalo,  assim como acontece no filme, e desde a primeira vez que eu assisti esse filme adorei, pra mim foi realizar um sonho poder assistir a um espetáculo como esse.
Assim que tiver outra festa dessas aqui por perto com certeza eu irei. Parece que haverá uma festa dessas em Guimarães uma cidade próxima do porto a cerca de 1hr de viagem, e essa provavelmente será realizada no castelo de Guimarães.
Por hoje é só
Gostaria de agradecer aos meus amigos que estão acompanhando o blog, Muito obrigado.
Até mais

domingo, 19 de setembro de 2010

Aveiro

Bom dia pessoal.
No dia 17 de setembro, nós fizemos uma viagem para Aveiro, uma cidade que fica próxima aqui do porto, cerca de 40 mim de comboio (trem).
A cidade é muito linda, a cidade é como se fosse a Veneza de Portugal, existem alguns canais pela cidade onde é possível fazer passeios de gôndolas para conhecer os pontos históricos.
Nesse dia nós fizemos esse passeio de gôndola, depois visitamos algumas igrejas históricas, fomos almoçar no shopping, mas dessa vez a gente não almoçou Mc Donalds, fomos comer em um restaurante de PF a 5 euros, com direito ao prato + refri + café, aqui é muito comum logo depois da refeição tomar um cafezinho, ai eu pude provar um delicioso prato de bacalhau com natas, vale muito a pena, diga-se passagem, huahuahuahuahuhau
Depois do almoço fomos até uma loja chamada "Loja Buga", que empresta bicicletas para andarmos na cidade, sem ter que pagar nada, foi muito bom, pois conseguimos conhecer outros lugares, além de um parque, que eu não tenho nem palavras para descrever, era um lugar surreal.
Aproveitando a oportunidade, não podia deixar de comer a tradicional "Tripa" e o "ovo mole", que são dois doces muito gostosos a Tripa, que apesar de ter esse nome não tem nada a ver com a tripa de porco, ou qualquer outro tipo de tripa, é um doce, feito com passa de crepe, com um recheio que você escolhe, e o ovo mole é um doce feito com muito ovo e açúcar, também vale a pena experimentar.
Do ponto de vista Arquitetônico, tem uma ponte muito instigante, que é a ponte do Laço, ela faz um laço com uma viga metálica e atiranta a ponte nesse laço, é realmente impressionante, cria uma tensão no olhar, eu não sei quem foi o arquiteto que projetou, se alguém souber e puder dar uma ajudinha será bem vindas, hehehe, em Aveiro também tem o edifício da biblioteca da universidade de Aveiro, que é projeto do Álvaro Siza, mas  infelizmente não tivemos tempo de vistar, assim que possível quero voltar para lá para visitar esse edifício.
Bom pessoal por hoje é só.
Não esqueçam de entrar no site para visualizarem as fotos http://cid-e223f7f41b66b8ac.photos.live.com/
Continuem acompanhando o blog, e se puderem comentem xD
Beijos e Abraços
Rafa

sábado, 18 de setembro de 2010

Bom pessoal, eu fiz esse blog para vocês poderem acompanhar um pouco de tudo o que eu to vivendo aqui em Portugal. Sempre que possível postarei aqui novidades sobre a viagem, portanto entrem sempre para conferir as novidades xD.
2 semanas aqui em Portugal e são tantas coisas diferentes que aconteceram que eu ainda não sei nem por onde começar, hahahahaha.
Bom vamos do começo então, meu vôo saiu de Guarulhos na terça-feira dia 31 de agosto por volta das 18:30h. A viagem foi super tranqüila, pegamos um pouco de turbulência, mas foi fraca e passou rápido. Bom chegando ao Porto, demorou um pouco até eu conseguir carimbar o passaporte pra entrar, então fiquei esperando cerca de 1hora na “bicha” (fila) para carimbar o meu passaporte e dar entrada no país. Após ter carimbado o passaporte e passado pela PF de Portugal, peguei um taxi até o alojamento. Aqui a maior parte dos Taxis são Mercedez, infelizmente não consegui pegar uma Mercedez nova o taxi que eu peguei já era um pouco mais velhinho, mas tava valendo já era uma Mercedez.
Do aeroporto eu vim direto para o alojamento, o quarto aqui é muito legal, é pra duas pessoas, tem 2 armários, 2 mesas, 2 camas, 1 frigobar, e 1 banheiro por quarto, o que é muito bom. O único ponto ruim é que a janela do quarto é pequena (pelo menos a parte que pode ser aberta), e o quarto acaba ficando um pouco abafado porque não tem circulação de ar. No banheiro aqui também não tem chuveiro, mas isso é comum aqui na Europa, nos banheiros eles colocam uma banheira com uma ducha e é com isso que você tem que tomar banho, o bom é que aqui eles colocaram também um suporte que dá pra colocar a ducha no alto e fica quase um chuveiro. Outra coisa muito diferente do Brasil é que eles também não tem lixo no banheiro, o papel higiênico que você usou, você descarta no vaso mesmo e dá a descarga, eles dizem que não entope, mas disso eu ainda tenho minhas dúvidas, e os banheiros aqui não possuem janela, e o interruptor da luz dos banheiros fica sempre pra fora, nunca fica dentro do cômodo (outra coisa bem estranha).
O alojamento fica em um ponto ótimo da cidade, perto da faculdade de arquitetura, cerca de uns 200m mas ainda não tive tempo de conhecer, perto de um shopping, perto do bandejão da faculdade, perto de um mercado também, chamado Modelo, e onde tem coisas que são realmente baratas, se você comprar da marca do mercado, e são de qualidade.
No segundo dia aqui no porto foi que chegou a galera de brasileiros, chegaram 3 gaúchos no alojamento e vários outros na cidade, ai foi que eu e a Cynthia começamos a andar com eles. A partir daí nós saímos quase todas as noites, fomos pro piolho é um bar aqui perto da reitoria e é onde a galera se encontra toda a noite pra tomar uns copos. É um calçadão com vários bares e ai a gente entra no bar compra alguma coisa e sai pra rua beber, é muito bacana, o único problema é que quase todos os portugueses fumam, e pra quem não fuma não é legal ficar ao lado de tanta gente que fuma.
No dia 4 de setembro fui para Palmela, fica perto de Lisboa, na casa do Alexandre, que estudou comigo no até o 2º Colegial no Divino, fiquei na casa dele durante uma semana.
No primeiro logo após a minha chegada, eles me levaram para conhecer a Serra da Rábica, o lugar é maravilhoso, as praias são lindas, a água é azul, muito diferente das nossas praias ai no Brasil. Depois durante a noite nós fomos para a festa das Vindimas, que é uma festa tradicional de Palmela para a comemoração do vinho. Nesta noite pude provar vários tipos de vinho, e também comer o tradicional pão com curato ( o curato é a pelo do porco na grelha, é como se ele fosse o nosso pururuca só que ao invés de ser frito ele é grelhado na churrasqueira, basicamente é gordura pura, mas uma vez na vida não tem problemas, huahuahauhuhuahua) depois provei o pão com chorizo, é uma massa de pão com bastante farinha (lembra um pouco uma massa de pizza) com alguns pedaços de chorizo dentro, mas o chorizo não é o chorizo de snague, é um chorizo que na verdade parece mais uma lingüiça, muito bom também.
No dia seguinte, fomos visitar o Cristo Rei, que é uma estátua similar a do Cristo Redentor no Rio de Janeiro, mas em escala reduzida, ele fica em Almada, próximo de Palmela e de Lisboa. O Cristo também funciona como um mirante para a região, e a vista que se tem lá de cima é impressionante, dá pra avistar Lisboa inteira, é muito bonito, valeu a pena conhecer.
No terceiro dia que eu estava lá, nós fomos para a República do Alexandre em Cascaiz no Estoril e de lá nós fomos para Lisboa. Ele me levou para conhecer lá os pavilhões da Expo 98, inclusive o pavilhão projetado pelo Álvaro Siza. Depois de lá, nós fomos para a parte antiga de Lisboa, Andamos pela Avenida da Liberdade, conheci a estátua do Marquês de Pombal, passamos em frente de alguns edifícios históricos, paramos no Hard Rock Café, é muito legal nunca tinha entrado em um. Continuando andando paramos em um local para tomar Ginjinha, uma bebida típica daqui, que eu acredito que seja um licor de cereja, e é uma delícia, andando mais um pouco chegamos até a praça do comércio, onde antigamente os navios descarregam as suas mercadorias para vender após terem retornado das índias, depois de tanta caminhada paramos em um bar, e tomamos um imperial (é como se chama o chopp em Lisboa) pra relaxar e depois fomos para a casa.
No quarto dia, segundo dia na república, nós fomos para Belém, conhecer o Centro Cultural de Belém (construção contemporânea), o Mosteiro dos Jerônimos, local no qual está o Túmulo de Vasco da Gama e de Luiz Vaz de Camões, e conhecemos também a famosa Torre de Belém. Bom finalizando o passeio aos edifícios históricos, fomos comer o tradicional pastel de Belém que é fabricado desde 1837, e só existe para comer na cidade de Belém, não é possível comer um pastel de Belém fora da cidade de Belém, você pode até encontrar um doce idêntico, mas fora da cidade de Belém ele é chamado de pastel de nata. Depois de ter provado os deliciosos pastéis de Belém nós fomos nos encontrar com alguns amigos do Alexandre que estavam na praia em Carcavelos, a praia é maravilhosa, a água é quase transparente, o único problema é que não da pra ficar muito tempo no mar não, a água é extremamente gelada, não da pra ficar muito tempo dentro dela não.
No terceiro dia na república, estávamos hiper cansados de tanto andar, então fizemos um passeio mais tranqüilo em Cascais mesmo, acompanhando a praia até chegar no forte de Cascais, onde não pudemos entrar  porque ainda é ocupado pelo governo, durante a noite fomos até o Cassino do Estoril que fica cerca de 2 quadras da residência dele, foi muito bacana poder ver as máquinas caça-níquel, as mesas de roleta e as mesas de Balck Jack, mas nós dessa vez nós só entramos pra conhecer, não jogamos nada, é interessante que o Cassino é projetado realmente para você se perder lá dentro, porque não existe qualquer tipo de relógio e o ambiente é muito iluminado, com diversas cores, é pra realmente prenderem os jogadores lá dentro.
No sábado de manhã nós acordamos cedo, fomos para Lisboa, porque eu iria apanhar meu comboio até o Porto, e o Alexandre ia voltar até para a casa dele em Palmela. O comboio que eu peguei para voltar para o porto era um Trem de Alta Velocidade, que chegou até os 250km/h super legal. Depois de ter chegado novamente ao Porto, vim para o alojamento e acabei não saindo.
No Domingo, ontem, fui para Matosinhos, uma cidade muito próxima do Porto, pois lá estava tendo uma Festa Medieval, que foi uma experiência muito bacana, são várias barracas típicas, bebidas típicas, as pessoas vestidas como na época, você se sente mesmo na era Medieval. Lá teve um teatro do Casamento do Rei D. Fernando com D. Leonor, depois teve também um espetáculo de lutas medievais, os torneios de espada e de destreza com cavalo e um combate frontal com montarias, foi muito “giro”, como eles dizem aqui (giro = legal).
Bom pessoal, eu peço desculpas porque o texto ficou um pouco longo, eu tentei resumir algumas partes, porque se não acho que nunca acabaria de escrever esse e-mail para vocês contando sobre a viagem.
As fotos de todos esses passeios eu ainda não coloquei na internet, vou ver se consigo colocar em algum lugar para que vocês possam ver e ir acompanhando os passeios.
Saudades de todos vocês ai to Brasil
Link das fotos da viagem - http://cid-e223f7f41b66b8ac.photos.live.com/summary.aspx?sa=533269243
Beijos e Abraços
Rafa