quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

München - Alemanha

Bom dia pessoal, como havia prometido no post anterior estou trazendo aqui as notícias da minha viagem para München-Deutschland (Munique – Alemanha) do dia 25 ao dia 30 de novembro de 2010.
Dia 25, o dia do embarque, confesso que estava super nervoso e preocupado, pois essa foi a minha primeira viagem sozinho para outro país e de uma língua que eu não entendo nenhuma palavra, a temperatura lá já tava chegando na temperatura negativa, cheguei várias vezes a me perguntar se eu realmente iria para lá.... mas a passagem já tava comprada e tudo mais, a mala tava arrumada, falei “vamos embora e vamos ver no que dá.... hehehehe”. E já adiantando pra vocês, a viagem foi excelente, mas os detalhes eu vou escrevendo mais pra frente.
Embarquei no avião da Ryanair com destino a Memmingen que é uma cidade que fica a oeste de Munique cerca de 150Km. Logo que eu desembarquei em Memmingen precisava procurar o ônibus de alguma empresa que levasse até Munique, mas como a cidadezinha é muito pequena não foi nenhum pouco difícil, porque o aeroporto é minúsculo, depois de 5 passos pra fora do avião, você já tinha saído do aeroporto e estava na rua, então foi muito tranqüilo achar o ônibus, não teve erro. Chegando em Munique, o ônibus ia para na estação HBF que é a principal estação de trem e metro da cidade. Logo que eu desci estava bem preocupado porque eu ia me encontrar com o Oliveira, só que eu não conseguia ligar pra ele de jeito nenhum, e também não conseguia identificar onde eu estava, porque o motorista parou o ônibus na lateral da estação. Então depois que eu desci, fui perguntar pro motorista do ônibus em inglês se aquela onde ficava a estação, ele não falava inglês mas conseguiu entender o que eu estava perguntando, e me indicou o caminho, só que quando eu desci tinha duas meninas portuguesas e eu percebi que elas estavam usando o celular então conversei com elas pra ver se eu conseguia usar meu celular pra ligar pro Oliveira, mas mesmo assim não deu, ai uma das meninas pediu pra esperar que o irmão dela morava lá e ia se encontrar com elas, e então talvez ele pudesse me ajudar. O motorista do ônibus percebeu que eu não saia de perto de onde o ônibus estava, buzinou e me chamou para dentro do ônibus querendo me ajudar, ele queria saber se eu tinha o endereço do lugar que eu ia, só que eu falava em inglês com ele e ele não entendia, só entendeu que eu ia esperar por um amigo depois de muito tempo e ai sim foi que ele foi embora. Logo em seguida o irmão da menina chegou e me levou até o Burger King onde eu tinha combinado de encontrar com o Oliveira, só que ele ainda não tinha chego, ai o irmão da menina foi muito legal, ligou pro Oliveira do celular dele e deu pra eu falar com ele, e 30 segundos depois o Oliveira chega na estação. No fim acabou tudo certo, mas pra finalizar a noite antes de ir pra casa dormir, como eu não tinha jantado nada, antes de sair da estação nós paramos em um quiosque pra eu comer um pão com Salsicha, pra eu já ir me acostumando com o cultura alemã. Huahuauuauhaauhuahuhauhuhauha

Dia 26 –
Sexta-feira, primeiro dia na cidade, dia de aproveitar! Hehehehe. O Oliveira saiu cedo pra trabalhar eu dormi mais um pouco e depois fui para o centro de Munique, na Marienplatz, porque ele viu na internet que tinha um city tour grátis, que você conhecia os principais pontos turísticos da cidade.
Quando eu cheguei em Mariemplatz, após uma confusão de ter pego alguns metrôs errados, a praça que fica em frente a prefeitura estava linda. Havia ali uma feira de natal, com muitas comidas típicas, muito doces, e com artesanato, todas as coisas muito lindas, e tudo organizado, bem diferente de um feira livre no Brasil. Demorei um pouco mas consegui encontrar o pessoal do city tour e fiquei andando com o guia para conhecer os pontos turísticos, que ficavam a maior parte perto da Mariemplatz, fizemos tudo a pé, foram 3 horas andando pela cidade e conhecendo um pouco da história.
Começamos o tour pela Mariemplatz  mesmo com o edifício da câmara municipal, que é do período gótico, depois fomos para a Fauenkirche, que é a catedral da cidade, também do período gótico, a catedral tem um pé direito muito alto, e existe uma lenda que quando o diabo entrou na igreja e não viu nenhuma janela poderia fazer o que quisesse lá dentro, mas foi atingindo por uma raio de sol que deixou marcado no piso logo na entrada da catedral uma pegada. E realmente quando você entra na igreja e vai até a marca você não consegue ver nenhuma das janelas laterais da igreja, existe uma janela ao fundo mas nós só conseguimos ver porque o antigo altar que existia na igreja foi retirado.
Saindo da igreja, fomos em direção ao Viktualienmarkt, que é o mercado municipal da cidade só que é a céu aberto, parecia como uma feira. Foi no caminho pro mercado que eu conheci os primeiros brasileiros em Munique, sinceramente não me recordo o nome deles agora, eu conversei com eles um tempo, mas depois eles se perderam do grupo. Andando mais um pouco pela cidade nós chegamos até o edifício da Holfbäus, a cervejaria HB, que fica também em um edifício histórico com data de por volta de 1800. Saindo da cervejaria, sem ter tomado uma cerveja, tínhamos apenas ido conhecer mesmo, conheci outro casal de Brasileiros, o Marcos e Sofia, eles estão estudando na França e estavam passeando por Munique também continuamos fazendo o tour fomos para a Residência e Ópera de Munique, mas o edifício estava em reforma e não conseguimos entrar, esse foi o último lugar que visitamos com o guia.
Acabado o city tour, nós continuamos andando juntos, fomos até uma feira medieval que estava tendo perto da Odeonsplatz, onde acabou o nosso passeio com o guia. Depois de dar uma volta e ver a feira, com mais bebidas e comidas típicas, nós fomos almoçar em um restaurante no centro, que eu não me lembro o nome, mas era muito grande. Pra comer eu pedi um prato de carne de porco, e pra acompanhar uma cerveja tipo Weiss (de trigo), ela tem um sabor bem forte, e também é bem escura. Após o almoço saímos andando pelo cidade sem rumo certo, paramos em várias praças, visitamos algumas igrejas que nós passávamos na frente, visitamos o edifício do parlamento, e essa foi a parte mais legal, porque como havia nevado um pouco no dia, nós passamos em uma ponte que tinha muita neve acumulada e então começamos a fazer guerra de bolinhas de neve, ahahuhuauhauhuahua, isso foi uma coisa muito divertida. Depois fomos até o Museu Alemão de tecnologia, mas não entramos porque já era tarde e já tava fechado. Acabou que nós nos despedimos, eles voltaram para o hostel deles e eu fui tentar voltar pra casa do Oliveira, huahuauhau o problema é que eu me perdi e fiquei rodando uns 30 minutos perdido até pegar o celular e ligar pra ele, eu não decorei muito bem o caminho de manhã e acabou que virei uma rua antes da rua que dava na casa dele, mas no fim a gente se encontrou e ele me ensinou o caminho de volta.
Ficamos por lá um tempo, jantamos e depois fomos pra HB, agora sim para tomar uma cerveja, hauhauhahuaaha. A caneca de cerveja lá é de 1 litro, mas a cerveja não tem nem comparação, é deliciosa, e você consegue sentir o sabor na sua boca a cada gole, realmente deliciosa, ficamos por lá até a meia-noite que foi quando o bar fechou e nós tivemos que ir embora. E pra fechar a noite o Oliveira deu um “peixinho” na neve, chegando já perto do apartamento, foi muito engraçado, porque foi muito espontâneo, e tinha muito pouca neve, hauhuahuahuhauhua.

Prefeitura de Munique

Bola de Neve

Cervejaria HB


Dia 27 – Dormimos um pouco até mais tarde porque era sábado, depois de acordar e tomar café e tudo mais, fomos visitar o museu Alemão (Museu de tecnologia). Sem dúvida posso dizer que foi o melhor museu que eu já visitei ! O museu de tecnologia tinha muitas objetos antigos, como motores, aviões, equipamentos espaciais, barcos e muitas outras coisas, como a demonstração de muitos dos conteúdos que nós aprendemos em física no ensino médio e no colegial. E o museu era muito interativo tinha várias manivelas e botões pra você ficar apertando e ver o que as coisas faziam, era uma coisa muito divertida! Hehehe. Eu queria muito ficar lá dentro por uns 5 dias pra poder ler todas as explicações de todos os objetos expostos, porque era realmente fascinante, mas era uma pena porque eu não poderia fazer isso porque não sei alemão, já que todos as explicações estão escritas em alemão =\
Depois do Museu, almoçamos e pegamos um metro para ver o Olympic park, que sediou as olimpíadas de 72 se eu não me engano, o lugar era realmente fabuloso, a cobertura de todo o complexo é feito por uma membrana tensionada. Eu me lembrei muito das aulas de GA apesar de não ter que fazer o exercício da tenda, com toda certeza esse é um ótimo projecto de referência. Outra coisa engraçada também foi poder ver parte do lago do parque congelado, e descobrir que não é bem igual a gente vê nos desenhos animados, a  camada de gelo que se formou era muito fina e por isso quebrava muito fácil, mas dava pra enganar muito bem, porque eu e o Oliveira só tivemos certeza que tava congelado, quando um cachorro saiu correndo pra tentar pegar um pato que tava no meio do lago e quebro o gelo. Huauhuahuaha, foi muito engraçado, mas fiquei com dó do cachorro, porque tava muito frio.
Saindo do parque, nós atravessamos a rua e fomos conhecer o edifício da BMW welt, e o BMW museum, ambos muito interessantes, mas confesso que gostei mais do BMW welt, que acho que era uma loja da BMW só, mas o edifício era realmente surpreendente, com uma arquitetura muita diferente.
Pra finalizar o passeio do dia, fomos visitar o estádio Alianz Arena, projecto dos arquitectos suíços Herzog e deMuron , feito para a copa do mundo de 2006. Porém eu diria que a gente escolheu um dia muito bom pra visitar e uma hora melhor ainda, rsrsrsr, nós chegamos lá bem na hora em que acabou o jogo do Bayer de Munique, então tinha uma multidão saindo do estádio, mas por incrível que pareçam não havia brigas, todo mundo saindo do estádio de uma maneira muito educada, não havia rivalidade entre as torcidas, fiquei muito surpreendido. Fomos até mais perto pra ver o estádio que no dia estava todo iluminado de vermelho, por causa do jogo do Bayer. O estádio é muito bonito de perto, gostaria muito de conhecer como é lá dentro, mas por causa do jogo não foi possível entrar.  Ficamos lá por um tempo tiramos algumas fotos, e depois fomos embora. Pra pegar o metro, tinha uma fila enorme, mas mais uma vez fui surpreendido, porque não havia empurra-empurra, ninguém estava reclamando, todos esperavam pacientemente a sua vez de pegar o metro.
Chegando na casa do Oliveira, jantamos e depois saímos procurar um bar brasileiro que o chefe dele falou pra ele, mas acabamos não encontrando. 


Olympic Park

BMW Welt

Allianz Arena

Museu da Tecnologia

Dia 28 – Viajamos para Füssen, uma cidadezinha pequena no interior da Alemanha, situada no pé dos Alpes, junto a fronteira com a Áustria, onde fica o castelo que o Walt Disney se inspirou para fazer o castelo da Cinderela, que também é aquele castelinho símbolo que sempre aparece no começo de todo filme da Disney.
Logo que chegamos na cidade, decidimos conhecer a primeiro o centro da cidade, pra depois pegar ônibus para subir até o castelo.  A cidade era bem pequena e bem antiga, não tinha muita coisa pra ver, tinha algumas igrejas antigas, um convento e um lago, com uma paisagem maravilhosa.
Bom como no dia estava nevando, tinha muita neve acumulada no chão, ai aproveitamos o enquanto esperávamos o ônibus para subir até o castelo, fizemos uma pequena guerra de neve, foi muito divertido, apesar de ser bem gelado, uhahuahuhuahuuhaa.
Fomos com o ônibus até próximo do castelo, mas depois de um certo ponto, nós tínhamos que ir caminhando pra lá, e diga se de passagem era uma boa caminhada, porque o castelo fica literalmente no pé dos Alpes, então tem que subir bastante pra poder chegar lá. O esforço vale a pena , o castelo é muito lindo, por fora, é um castelo completamente diferente do que a gente imagina, porque não era um castelo de guerra, era um castelo para morar, então é como um mansão gigantesca. E é muito engraçado porque depois que eu voltei de lá, assisti Toy Story 3 em mais uma das nossas  sessões de cinema, e logo no começo aparece o castelo da Disney e você consegue ver que é muito parecido mesmo com o castelo de Füssen.
Castelo de Füssen

Castelo de Füssen

Vai uma Salsicha ai ?

Dia 29 –  A segunda-feira chegou bem rápido, o Oliveira saiu pra trabalhar de manhazinha de novo, e eu fiquei dormindo. Depois fui visitar alguns lugares de Munique que ainda não tinha conhecido como o English Garten, a zona das pinacotecas e dos museus de Munique, um arco do triunfo, o palácio de férias do príncipe, e o parque onde acontece a tradicional Okoteber Fest.
Esse foi o pior dia de neve que eu peguei lá. Estava nevando muito principalmente de manhã quando eu fui ver a torre chinesa no english garten, foi o dia que eu passei mais frio em Munique, eu caminhando pela parque não via ninguém, tava completamente deserto, também quem que vai pra um parque em dia de neve, só turista mesmo. Uhauhahuauhahhuauha.
Esse dia posso dizer seguramente que tinha mais de um palmo de neve acumulado, passei frio, mas a paisagem compensa. Hehehe.
A noite, eu o Oliveira fomos num super –hypermercado de 3 andares que vende de tudo, porque eu queria comer joelho de porco (outra comida típica alemã) e lá tinha um lugar que vendia pronto, ai aproveitando que estava lá parei pra compra uns chocolates, afinal chocolate milka a 0.39 tá muito barato.

Geladeira Natural

Torre Chinesa - English Garten

Dia 30 – Último dia na Alemanha, levantei arrumei minha coisas, pra caber tudo na mala, e fui embora, passei o dia pelo centro de Munique revendo os lugares que eu tinha visitado com o city tour no primeiro dia. Foi legal, porque o céu tava limpo, tinha alguns raios de sol, mas em compensação a neve que nos outros dias era linda, super branca, tava suja, de branca tinha passado para preta, tava um pouco nojenta, isso acontece porque os carros continuam passando na rua e isso vai derretendo a neve só que como o movimento é constante ela não vira gelo de novo, ela derrete e vira água, e isso vai aumentando ai aquilo misturado com a neve fica parecendo uma lama preta. Como saiu sol a neve que tava na calçada derreteu um pouco e re-congelou mas como gelo, então a calçada estava muito escorregadia, quase levei vários tombos lá. Huahuahuahuhuahua
Aproveitei esse último dia também pra comprar umas lembrancinhas pra mim, depois fui pra estação e fiquei esperando o ônibus pra ir pro aeroporto e pegar o avião pra voltar pra “casa”.


Marienplatz

Mercado Municipal


Bom pessoal, desculpem ai pelo tamanho da mensagem, dessa vez ficou um pouquinho grande, acho que foi o maior de todos os posts que eu já fiz, mas eu queria contar todos os detalhes pra vocês de como foi a viagem. Hehehehe
Saudades
Beijos e Abraços
Rafa

P.S. - Desculpem novamente a demora, mas eu tive entrega do final de ano de projecto, e só estava fazendo o trabalho pra poder entregar a tempo por isso não postei antes.











2 comentários:

  1. Rafaaaa,
    que fotos lindas!!
    a viagem deve ter sido mto legal...
    eh mto bacana ver que vc encontra gente disposta a ajudar por ai, como o motorista do bus e o irmao da menina, neh??
    continue aproveitando ao maximo!!!
    saudades demais....
    beijo, Bruna!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Rafaaa, nunca tinha passado por aqui, aproveita bastante cada minuto aí, pois me parece que você está muito feliz! Suas fotos estão maravilhosas, você é muito talentoso! Está fazendo falta lá na FAU-PUCC. Eu, a Mari e a Cê sempre falamos de você, estamos com muita saudades. Tive um tempinho de vir aqui pois já estamos de férias e sabe como é final de semestre lá na PUC né?! Bom...um Feliz Natal adiantado para você e um ótimo Ano Novo! Sempre que der dou uma passada!
    Beijão
    Marina

    ResponderExcluir